Como aproveitar o funcionamento do motocultivador

Utilizado para trabalhar a terra para preparar a sementeira seguinte, o motocultivador reduz de maneira considerável o esforço no trabalho e permite ganhar bastante tempo, já que é um multitarefas. O equipamento é usado, principalmente, entre o fim do outono e o começo do inverno para raspar e enterrar as ervas daninhas, quebrar a superfície do solo (sachar), amontoar e arejar a terra, além de ser usado para misturar os resíduos orgânicos.

Ou seja, o motocultivador é um equipamento útil para preparar a terra que vai receber as próximas plantações e cultivos, ideal para o trabalho em lavouras mais extensas. A ferramenta, em especial, é comumente utilizada para sachar a horta ou refazer um relvado, entre outras funções. Com as diversas opções de motocultivador, o equipamento pode ser encontrado em opções que funcionam a diesel ou gasolina.
motocultivador2
No entanto, muitas pessoas ainda confundem o motocultivador com a motoenxada. Esses equipamentos apresentam diferenças, sendo que o primeiro é ideal para aplicação em superfícies acima dos 500 metros quadrados, enquanto a motoenxada permite trabalhar em superfícies entre 100 e 1000 metros quadrados. Para aproveitar o funcionamento do motocultivador da melhor forma, portanto, é essencial conhecer as suas características e funcionalidades.

Potente, pesado e equipado com diversas velocidades de trabalho e de avanço, o motocultivador é um equipamento que permite se deslocar com facilidade. Porém, ao contrário da motoenxada, devido ao peso não pode ficar em cima das freses. Para utilizar o aparelho, não é preciso muito esforço, já que basta acionar os comandos para que o motor arranque e o motocultivador avance. Eventualmente, o equipamento pode ser fixado a um arado.
motocultivador3
O motocultivador pode ser encontrado com motores de potência entre 5 e 10CV. Ou seja, será preciso analisar a potência adequada para o tipo de trabalho que você deseja realizar. Os motores com 3 ou 4CV são suficientes para as necessidades básicas, enquanto os motores com mais potência são ideais para terrenos maiores. Depois de escolher o equipamento mais adequado, você também deve estar atento às características, que são diferentes em cada modelo.

Para usar o motocultivador com segurança, é recomendada a utilização de botas, a fim de evitar ferimentos, e discos de proteção para as plantas.

%d blogueiros gostam disto: