O que é EPI?

Capecete EPI

O Equipamento de Proteção Individual, conhecido popularmente como EPI, é todo e qualquer item utilizado de maneira individual pelo trabalhador no intuito de protegê-lo contra qualquer risco contra sua saúde ou segurança. Regulamentado pelo Ministério do Trabalho, o EPI tem como objetivo principal manter a integridade e o bem estar do trabalhador em meio a sua atividade profissional.

Todos os equipamentos de proteção entregues aos trabalhadores devem estar de acordo com os certificados de aprovação e órgãos regulamentares. Além disso, é imprescindível que os trabalhadores recebam treinamento e instruções sobre o uso de cada um dos equipamentos cabíveis àquela determinada ocupação, sendo essa atribuição de total responsabilidade da empresa.

É importante ressaltar que esse tipo de equipamento só deve ser utilizado a partir do momento em que não seja possível eliminar eventuais riscos ao trabalhador dentro de sua ocupação. Em outras palavras, quando os equipamentos de proteção coletiva (EPC) não forem o suficiente, o EPI deve entrar em ação.

A importância do EPI é evidente. Garantir a tranquilidade e a segurança do trabalhador pode gerar vários reflexos positivos dentro do ambiente da empresa, indústria ou qualquer outro setor de trabalho. Evitar consequências negativas e em algumas ocasiões até trágicas é obrigação máxima do empregador.

É fundamental que a empresa desenvolva periodicamente estudos sobre riscos ocupacionais inerentes a função de todos os funcionários, de modo a antever qualquer possibilidade de perigo dentro do local de trabalho.

A Soldamaq, especializada em soluções industriais, comercializa vários desses produtos. Conheça abaixo alguns dos itens mais comuns utilizados dentro do conceito de EPI.

Boné tipo árabe: Recomendado para proteção do crânio e do pescoço. Confeccionado em tecido de malha dupla de poliéster.
Capa de Chuva em PVC com Capuz e Forrada: Garantir a segurança do trabalhador em ambientes perigosos.
Capacete acoplado com protetor: Recomendado, sobretudo para a proteção dos olhos e do rosto como um todo. Também protege contra impactos.
Luva de Raspa: Protege contra agentes mecânicos, sejam eles abrasivos, perfurantes, cortantes, dentre outros.

%d blogueiros gostam disto: