Cuidados com suas ferramentas: como tirar ferrugem

Anteriormente eu falei de Como organizar sua oficina mecânica e Como cuidar das ferramentas manuais, onde dei dicas de como preservar e não deixar sua ferramenta enferrujar, hoje darei outras dicas, dessa vez, usando produtos naturais, que provavelmente você tem em casa.

como-limpar-e-conservar-suas-ferramentasTodo produto está sujeito à corrosão pela ação da água e do ar, já que é um processo natural do aço e do ferro. A ferrugem pode chegar a comprometer a funcionalidade de ferramentas e dobradiças, então cuidar delas não é apenas por questões de estética. Em casos mais graves, a ferrugem pode chegar a comprometer a estrutura do metal, como janelas e grades e você acabar perdendo o equipamento.

Manter as suas ferramentas sempre limpas garantirá maior vida útil à elas. Com materiais e métodos simples vamos vou te ajudar a remover a ferrugem e deixar as suas ferramentas como novas. Existem algumas maneiras de tirar ferrugem que não agridem o meio ambiente. Uma das soluções mais legais é utilizar uma mistura caseira que não precisa de cuidados para ser descartada, como os ácidos comerciais.

como-quitar-el-oxido-en-sus-herramientasVinagre branco: além de ser um produto de limpeza natural, o vinagre é também eficaz na eliminação de marcas de ferrugem e de bolor. Bicarbonato de sódio: um dos melhores produtos de limpeza naturais que existe, o bicarbonato de sódio faz com que a ferrugem se dissolva de forma rápida e sem dificuldade. No processo que vou explicar aqui usaremos esses dois produtos, e você também vai precisar de um balde, escova de dente, papel toalha, agua e esponja.

Em um balde coloque o vinagre e deixe as ferramentas enferrujadas mergulhadas por 3 horas, depois escove cada peça com a escova de dente. Agora coloque os itens limpos em uma mistura de um terço de bicarbonato de sódio e dois terços de agua e deixe de molho por 5 minutos. Enxague na agua, seque com o papel toalha e por fim, se quiser, lustre sua peça com algum óleo, pode ser de coco se for o que você tem em casa, evitando assim futuros enferrujamentos.

%d blogueiros gostam disto: