Cortador de parede – agilidade e precisão para sua obra

É muito frequente, em qualquer tipo de obra, que seja preciso fazer várias aberturas nas paredes, de maneira especial quando se trata de alguma tarefa que envolva a área elétrica ou hidráulica. Não é preciso dizer que não é um trabalho fácil. Nessas horas, a melhor ferramenta para se ter à mão, sem dúvida, é um cortador de parede.

cortador-de-parede-cpv-1500-vonder-7257889O cortador de parede é o equipamento mais rápido, eficiente, preciso e seguro quando se quer executar cortes em blocos de alvenaria, cimento ou mesmo paredes rebocadas ou de gesso. Com ele, é possível realizar cortes verticais, horizontais, diagonais, oblíquos e inclusive circulares. É ideal para a passagem de canos e conduítes, uma vez que já deixa a ranhura pronta para a instalação de eletrodutos, tubos de água, de aquecimento, gás ou mesmo TV a cabo, e produz pouca ou até nenhuma poeira – alguns modelos, diga-se de passagem, já vêm acompanhados de aspirador de pó ou similares. Por outro lado, o uso do cortador de parede não é recomendado em superfícies formadas ou cobertas por materiais de grande consistência, como concreto, revestimentos cerâmicos, azulejos, mármore, granito, entre outros.

320_6001150022_7No que diz respeito à capacidade de corte da ferramenta, ela varia sempre de acordo com a escolha da fresa (também conhecida como disco dentado) mais adequada para cada trabalho – por exemplo, a vida útil da fresa usada para cortar cimento é a metade da que corta uma parede rebocada, que, por sua vez, dura bem menos do que aquela utilizada em paredes de gesso. Em contrapartida, quando os discos são usados de forma correta, a tarefa pode ser executada com bastante rapidez. Alguns modelos são capazes de cortar cerca de um metro de superfície em questão de segundos.

O equipamento funciona à base de energia elétrica e existem vários modelos disponíveis no mercado, de diferentes tamanhos. Entre os principais nomes, podemos citar Vonder, Macroza, Bosch, AWT, BR Motors, Makita, Cortag e Merax. O peso também depende do modelo, mas, em média, vai de quatro a doze quilos.

Por isso, se for preciso cortar uma parede, lembre-se sempre de ter essa ferramenta à mão. É um trabalho difícil que, com o cortador certo, se torna muito mais simples.

%d blogueiros gostam disto: