Conheça os principais aliados na hora de enfrentar a infiltração

4-parede-com-umidade-e-infiltracao-como-resolver

Infiltração nunca é um bom sinal em uma construção. Seja em lajes de cobertura ou paredes, elas não escolhem hora para surgir, embora aparecem com mais frequência em ambientes onde passa tubulação das instalações hidráulicas.

Quando há infiltração na sua casa, é sinal de que a água da chuva ou do encanamento está percorrendo caminhos indevidos, que provavelmente foram causados por trincas, rachaduras, má vedação, fissuras ou uma impermeabilização deficiente.

Esses problemas podem aparecer em pisos de banheiro, paredes, cozinha, área de serviço, garagens de prédios, que logo ficarão cobertos por mofo, fungo ou manchas de umidade.

Causas

UMIDADE ACENDENTE infiltraçãoA principal causa da infiltração em paredes é a utilização de materiais de construção inadequados no revestimento. Outra causa muito comum também é na execução do projeto, material de construção com baixa qualidade, construtores não qualificados, etc.

Se a causa for falha na execução do projeto como por exemplo, impermeabilização deficiente antes da colocação dos revestimentos, má vedação de janelas e portas, instalação incorreta de materiais, a água da chuva vai percorrer o caminho que encontrar livre, se infiltrando no concreto.

Por isso durante a fase de construção de uma obra é preciso ter uma atenção especial voltada para a impermeabilização. Mesmo que tenha telhado acima da laje de cobertura, mesmo que exista calhas direcionando a água da chuva, uma construção precisa ser impermeabilizada para evitar futuras infiltrações.

Veja alguns produtos que são seus aliados no combate e prevenção das infiltrações.

Manta asfáltica: impermeabilização de lajes, terraços, piscina, reservatório, canal, açude, a manta asfáltica é um impermeabilizante pré-fabricado à base de asfalto, muito eficiente em altas temperaturas.

Vedatop: é um revestimento modificado com polímeros acrílicos de alta aderência e impermeabilidade que adere perfeitamente a concreto, bloco cerâmico e de concreto, fibrocimento, reboco e demais bases cimentícias. Vedatop não é tinta de acabamento, porém permite que as paredes recebam pintura. Indicado para vedar e eliminar vazamentos e umidade em reservatórios e caixas d’água potável, piscina, rodapés, subsolos, poços de elevadores, entre outros.

Silicone Veda calha: é um selante a base de polímeros e resinas sintéticas, que cura com a evaporação dos solventes de sua formulação.  Recomendado para vedação de calhas e rufos, dispensando o uso da solda.

Acesse o site ou visite uma de nossas lojas para conhecer a linha completa de combate às infiltrações.

Descubra mais sobre Soldamaq

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading