Diferentes tipos de alicates para facilitar seus trabalhos

jnx1-1

Os alicates são ferramentas manuais, essenciais para qualquer oficina, já que são de fácil manuseio e têm diversas finalidades. Os viciados em reformas e consertos os consideram seus amigos mais queridos e estão sempre incrementando sua caixinha de ferramentas com novos itens do tipo.

Confira abaixo os tipos diferentes de alicates existentes e escolha qual o ideal para sua necessidade:

mostra_foto-aspxALICATE UNIVERSAL

Do tipo mais comum de alicates, o modelo universal possui a ponta achatada, com frisos em seu interior, tornando-o extremamente versátil para uso profissional e doméstico. Com ele, você pode apertar parafusos e dobrar materiais resistentes. Ele também possui uma abertura circular no centro, própria para objetos circulares, e uma lâmina para corte de arames e fios.

ALICATE DE BICO FINO (ou meia cana)

Este equipamento tem as mesmas funções do alicate universal, mas com uma diferença: sua cabeça mais alongada possibilita o usuário a alcançar lugares mais difíceis. Ele é indispensável para os eletricistas.

ALICATE DE PRESSÃO

Esta ferramenta serve basicamente para segurar peças de diferentes tipos, além de desapertar parafusos danificados e prensar peças para solda. A regulagem da pressão para travá-lo é feita com uma mão, usando apenas um dedo para destravá-lo. É utilizado principalmente em trabalhos pesados.

ALICATE DE BICO REDONDO

Este tipo de alicate tem dentes finos em sua ponta. É recomendado para quem lida com arames e fios elétricos, já que serve para enrolar fios e pressionar suas pontas, dando acabamento desejado. Ele também é muito utilizado por quem faz artesanato.

ALICATE TURQUESA147671484

Esta ferramenta tem grande utilização na construção civil, para cortar vergalhões, lajotas, azulejos, além de fazer amarração em concreto.

ALICATE CRIMPADOR (ou grimpador)

Esses alicates são utilizados para fixar conectores em cabos, como o cabo de rede que é ligado no computador para dar acesso à internet. Existem diferentes modelos deste alicate, diferenciados pelo tipo de conector que será instalado.

ALICATE DESCASCADOR DE FIOS

Como o nome já explica, este alicate tem a função de decapar fios elétricos e cabos de rede de forma rápida e segura. Ele também corta os fios e apresenta a função de crimpagem.

Além destes modelos, existem muitos outros, como o bico de papagaio, travador de serrote, rebitador e fazendeiro.

Descubra mais sobre Soldamaq

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading